Roteiros

Roteiro: 7 dias em Florença

16 de Dezembro de 2025 Por Izabella Di Pietro Miranda
Vista panorâmica do skyline de Florença ao entardecer, com destaque para a cúpula do Duomo e a torre do Palazzo Vecchio iluminados sobre a cidade.Wikimedia Commons
Vista aérea de Florença. Crédito: Wikimedia Commons

A capital da Toscana, Florença, apelidada de "terra dos sonhos", é uma cidade na Itália com muitos encantos, beleza e monumentos famosos a serem visitados. Aproveite seus dias na cidade com nosso guia, que pode ser alterado conforme a necessidade e a vontade do viajante, sendo apenas uma sugestão do que fazer enquanto estiver visitando.

Dia 1 - Chegada em Florença

No primeiro dia em Florença, vá para o hotel, faça check-in e aproveite para descansar um pouco mais, já que, caso esteja chegando do Brasil, o fuso horário e as longas horas de avião podem ter atrapalhado seu sono. Se quiser fazer algo, conheça as áreas próximas ao hotel e procure algum lugar para suas refeições. Aqui está uma lista dos melhores restaurantes da cidade, segundo o TripAdvisor.

Dia 2 - Galeria da Academia de Belas Artes e Duomo de Florença

Conhecido também apenas como Galeria da Academia, este importante museu se dedica à preservação de um grande conjunto de obras famosas. Aqui é possível ver a escultura David, de Michelangelo, e a pintura "A ceia de Emaús", de Pontormo. Para comprar seu ingresso pelo site, clique aqui.

Endereço: Via Ricasoli, 58/60, 50121 Firenze, Itália

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h15 às 18h50. Fechado: segundas, 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.

Turistas admirando a estátua original de Davi de Michelangelo, exposta sob a cúpula de vidro na Galleria dell'Accademia em Florença.
David, de Michelangelo, na Galeria Accademia. Crédito: Wikimedia Commons

O Duomo de Florença faz parte da catedral dedicada à Santa Maria del Fiore, que possui mais de cem metros de altura e é localizada na chamada praça do Duomo. A imponência da igreja chamou muita atenção durante os anos pois não usa madeira ou ferro para se sustentar e o seu idealizador deixou falsas pistas sobre a construção para confundir os curiosos.

A entrada é gratuita, mas as outras atrações da catedral são pagas e as filas são separadas em seis: para comprar o ingresso, para entrar na igreja, outra para a cripta, outra para a cúpula (Duomo), uma para o batistério e a última para o campanário. Por isso saiba em qual vai entrar para não perder tempo e tenha em mente que a bilheteria fecha cerca de 40 minutos antes do encerramento das atrações. Aqui é possível acessar o site oficial.

Se quiser visitar a cúpula, será preciso subir 463 degraus e, para visitar o campanário, outros 414 degraus. Esses passeios não são aconselháveis para quem tem claustrofobia ou dificuldade de locomoção.

Endereço: Piazza Duomo

Horário de funcionamento:

- Igreja: de segunda a sexta, das 10h às 17h, sábado, das 10h às 16h45, e domingo, das 13h30 às 16h45.

- Cripta: de segunda a sexta, das 10h às 17h, e sábado, das 10h às 16h45.

- Campanário: todos os dias, das 8h30 às 19h30.

- Cúpula: de segunda a sexta, das 8h30 às 19h, sábado, das 8h30 às 17h40, e domingo, das 13h00 às 16h.

- Batistério: de segunda a sexta, das 8h15 às 19h, no primeiro sábado do mês, das 8h30 às 14h, e domingo, das 8h30 às 14h

Detalhe em close da Cúpula de Brunelleschi na Catedral de Santa Maria del Fiore (Duomo), destacando as telhas vermelhas e o mármore branco.
Duomo de Florença. Crédito: Pixabay

Dia 3 - Ponte Vecchio e Piazzale Michelangelo

Um dos pontos mais visitados da Itália, o Ponte Vecchio passa sobre o Rio Arno e possui várias lojas (principalmente joalherias) em toda sua extensão. Alguns anos antes da invasão alemã, em agosto de 1944, Hitler teria visitado o Ponte Vecchio ao lado de Mussolini e teria ficado apreciando a vista por algum tempo, por isso dizem que lá foi o único lugar que sobrou intacto em Florença durante o bombardeio alemão, a pedido do líder nazista.

Ao longo da ponte, existem diversos cadeados colocado por turistas, que acreditam na antiga história dos amantes que, ao trancar o cadeado juntos e jogar a chave no rio, eles estariam juntos para sempre. Graças a essa história, milhares de turistas fazem isso todos os anos e o governo precisa removê-los constantemente, pois essa ação prejudica a ponte. Agora, quem for pego em flagrante trancando um cadeado lá precisará pagar multa.

Endereço: Ponte Vecchio, 50125

A icônica Ponte Vecchio sobre o Rio Arno em Florença, famosa por suas joalherias suspensas e arquitetura medieval preservada.
Ponte Vecchio sobre o rio Arno. Crédito: Izabella Pietro

Depois de visitar o Ponte Vecchio vá para a Piazzale Michelangelo, que fica a apenas 300 metros da ponte. Do lado esquerdo do rio Arno, uma das áreas mais elevadas da cidade, a praça proporciona uma das melhores vistas panorâmicas de Florença. De lá é possível avistar o Duomo, o Ponte Vecchio e outras regiões da cidade.

A praça em si não possui muitas atrações, só réplicas das obras de Michelangelo e um restaurante no andar inferior, com uma vista incrível. É possível ir de carro, ônibus ou a pé, mas o trajeto conta apenas com subidas.

Endereço: Piazzale Michelangelo, 50125

Dia 4 - Galleria Degli Uffizi e Praça Della Signoria

Acorde cedo para poder desfrutar de todas as obras de arte que estão no museu dentro da Galleria Degli Uffizi, um antigo palácio da cidade, construído em 1580. O museu é um dos mais velhos do mundo e é possível visitar a Sala de Boticelli, onde ficam dois dos quadros mais famosos do mundo: "A Primavera" e "O Nascimento de Vênus". Além das pinturas de Boticelli, obras de Leoanrdo da Vinci e Caravaggio estão expostas. O museu é muito grande e com inúmeras salas, por isso tenha um mapa em mãos.

Endereço: Piazzale degli Uffizi

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h15 às 18h50. Fechado: segunda-feira, 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.

Pátio externo da famosa Galeria Uffizi (Piazzale degli Uffizi) em Florença, mostrando as colunas e a arquitetura clássica do museu.
Galleria Degli Uffizi por fora. Crédito: Izabella Pietro

Aproveite o resto do seu dia livre e conheça a principal praça de Florença, a Piazza della Signoria, próxima à praça do Duomo e conhecida por ser um museu a céu aberto, com várias réplicas de esculturas famosas, como David de Michelangelo e a estátua de Hércules, feita por Baccio Bandinelli. Ao lado das esculturas é possível visitar o Loggia dei Lanzi, um edifício aberto que reúne mais uma série de esculturas.

Endereço: Piazza della Signoria, 50122 Firenze, Itália

Dia 5 - Palazzo Pitti

Nesse dia, apesar de já ter visitado o Ponte Vecchio, é preciso atravessá-la novamente para chegar no Palazzo Pitti, o maior palácio da cidade. A poucos metros da ponte, o palácio renascentista foi residência da família real e hoje possui oito museus surpreendentes no seu interior. O lugar é realmente muito grande, por isso guarde seu dia para a visita.

Além dos museus, existem os Jardins do Boboli, um grande parque com várias esculturas ao ar livre e com um anfiteatro que recebeu inúmeras produções em 1551. Para saber quais museus visitar, clique aqui.

Endereço: Piazza de' Pitti, 1, 50125

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h15 às 18h. Fechado: 1º janeiro, 1º maio e 25 de dezembro

Fachada imponente do Palazzo Pitti vista dos Jardins de Boboli em Florença, mostrando a arquitetura renascentista e o anfiteatro.
Parte da frente do Palazzo Pitti. Crédito: Wikimedia Commons

Dia 6 - Casa de Dante Alighieri e Mercado de San Lorenzo

Florença é o berço do famoso poeta italiano Dante Alighieri, escritor da "Divina Comédia". Apesar de ter vivido boa parte da sua vida exilado em Roma, é em Florença que fica o museu Casa de Dante Alighieri, que vale a visita se quiser se aprofundar mais na vida do maior poeta italiano. Acesse aqui o site oficial do museu. Curiosidade sobre o ingresso: para jornalistas com a carteira de identificação, a entrada é gratuita.

Endereço: Via Santa Margherita

Horário de funcionamento: de 1º de outubro a 31 de março, de terça a domingo, das 10h às 17h. De 1º abril a 30 de setembro, das 10h às 18h

Fachada de pedra medieval do Museu Casa de Dante em Florença, local histórico dedicado ao poeta Dante Alighieri.
Frente do Museu Casa de Dante. Crédito: Wikimedia Commons

Com o tempo que sobrar da visita do museu, se estiver interessado em realizar algumas compras, o mercado de San Lorenzo é uma ótima opção. É um mercado aberto (estilo camelô) que de tão próximo, quase faz parte do Mercado Central de Florença. Todos os vendedores têm licença para trabalhar ali e são comercializados principalmente produtos em couro, como bolsas, casacos e carteiras. Os preços não são os mais acessíveis, mas vale a visita pela enorme variedade de produtos.

Endereço: Via dell'Ariento, 50123

Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 19h

Dia 7 - Finalizar As Malas e Ir Embora

Nesse dia, verifique se não deixou nada para trás, faça check-out do hotel no horário indicado, se alimente e vá ao aeroporto pelo menos três horas antes do seu voo. Se informe sobre transporte para o aeroporto pelo menos um dia antes, para não ocorrer nenhum imprevisto. Considere a quantidade de bagagem que sua família está levando na hora de pensar no transporte para o aeroporto.

Para saber mais sobre Florença, desde restaurante e hotéis a outras atrações, acesse a matéria completa do Giro no Mundo sobre esse destino.